Grupo IHALO: Uma referência no município do Léua

 Grupo IHALO:   Uma  referência  no município do Léua

Fundada pelos ancestrais angolanos, o Grupo Ihalo é uma companhia de dança tradicional angolana que teve a sua génese na República Democrática do Congo e mais tarde transportado para Angola, no município do Léua, província do Moxico.
Ao longo de muitos anos, os integrantes do Grupo Ihalo preservaram a identidade cultural através da participação em eventos locais e partilha do conhecimento de geração a geração.

Baptizada com o nome do Senhor Camitingui, avó do Rei Gabi, actual herdeiro do Grupo, esta companhia de dança desenvolveu um trabalho apurado ao longo destes anos para perpectuar a dança na vida dos moradores deste município em particular e da região Leste no geral.

Com este movimento cultural de resgate e valorização desta dança local, a juventude foi mais mobilizada a partir do ano de 2015, altura em que os integrantes mais velhos ministravam formações de práticas desta modalidade cultural.
“Somos uma referência de actividades a nível do município do Léua e temos crescido com a promoção e massificação da dança e do grupo nas demais regiões do País”, explica o coordenador Henriques Januário Salomão.

Sobre o verdadeiro significado da expressão “mitingui”, o também dançarino afirmou que representa e transmite “luz”, “alegria” e “mensagem”.

Na altura do maior movimento migratório dos angolanos à República Democrática do Congo, os ancestrais angolanos usavam a dança “mitingui” como estratégia de comunicação de um determinado acontecimento.