As plataformas do festival de música e dança regional leste

A iniciaitva possui quatro plataformas de promoção cultural que serão operacionalizadas por meio de oficinas, palestras, concertos musicais, espectáculos de dança, exposição de arte e gastronomia.
Oficinas e palestras – as oficinas servem como espaços em que anciãos com domínio de instrumentos musicais do Leste partilham, com a juventude, experiências sobre a sua relação com eles, técnicas do seu domínio e manuseio, garantindo-se a perpetuação da sua prática.
Em sede do NGEYA – Festival de Música e Dança Regional Leste, procura-se com as oficinas perpetuar os domínios de práticas de instrumentos como: Mukupyela, Ngoma ya Shina, Mukundu, Kakotcha, Kalyalya ou cisaji e Cinguvu ou cikuvu.
Artes – o festival comporta também uma área, contígua ao palco, para a exposição de arte por parte dos artistas e artesãos da região.
Gastronomia – o festival acolhe igualmente a componente da gastronomia, entre as diferentes manifestações da riqueza cultural da região.
Música e dança – o espectáculo de música e dança constitui o momento mais alto do NGEYA – Festival de Música e Dança Regional Leste, contando com os grupos já referenciados.
Antes da realização de NGEYA – Festival de Música e Dança Regional Leste, ocorreram eventos de promoção da cultura da região leste, mas este evento tem como particularidade ser uma iniciativa inteiramente privada, contando com as autoridades públicas, culturais, para a selecção dos grupos.