Festival Ngueya: Largo 1º de Maio pronto para receber 15 mil espectadores.
Saurimo- A poucas horas do início da III edição do maior festival folclórico do Leste de Angola, “Ngueya”, o Largo 1º de Maio, palco do evento, está com as condições todas criadas para acolher mais de 15 mil espectadores provenientes das três províncias daquele corredor (Lunda-Sul,Lunda-Norte e Moxico)
Com início previsto para às 17h00, decorrem actualmente testes do som, arrumação dos instrumentos musicais a serem usados pelos 13 grupos das três províncias do Leste (Lunda-Sul, Lunda-Norte e Moxico), limpeza do palco, entre outros acertos para que o evento decorra sem sobressaltos.
Regista-se também no local do evento, a movimentação dos agentes da Polícia Nacional, Bombeiros e dos técnicos do Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA), para o asseguramento e assistência aos espectadores.
A gastronomia do Leste também está exposta no Largo 1º de Maio para permitir aos turistas e não só, saborearem os pratos típicos da região.
Embora a actividade esteja agendada para as 17h00, dezenas de cidadãos já começam a se fazer ao palco do evento, apreciando alguns produtos tradicionais expostos e se alimentando, enquanto aguardam a hora do início do festival.
Depois da experiência da edição experimental decorrida em 2022, na cidade do Dundo (Lunda-Norte), o projecto financiado pela Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito da sua responsabilidade social, vai nesta edição, congregar nove grupos das três províncias do Leste.
Nesta edição, o ponto mais alto será a homenagem do agrupamento Sassa Tchokwe, precursor e revolucionário do folclore tchokwe.
Sem carácter competitivo, o festival vai exibir os principais ritmos tradicionais da região.
No palco do festival, serão também expostos alguns pratos típicos da região, peças artesanais, entre outros utensílios que predominam na cultura Tchokwe.
Ngeya (termo Cokwe que em português significa euforia ou festa) é um projecto patrocinado pela Sociedade Mineira de Catoca, no âmbito do programa de responsabilidade social, que visa resgatar o diálogo intercultural.
A primeira edição aconteceu em Junho de 2022, na cidade do Dundo, província da Lunda-Norte, e a segunda em 2023, no Moxico. QB/JW/PA
Fonte: Angop