Festival do leste premeia participação alargada aos grupos participantes
Sociedade Mineira de Catoca distingue nove grupos participantes da primeira edição do NGEYA – Festival de Música e Dança Regional Leste, que decorre na cidade do Luena.
A distinção promocional dos nove grupos está afixada em Akz.1.000.000,00 (um milhão de kwanzas cada) e, para os convidados, Akz.500.000,00.
Os participantes ao festival são os grupos Txako Txa Utxokwe, Mwesske Utalé e Maringa do 1º de Maio (Lunda Norte), Zango Tchissela, Mba Heza Mitingi e Kulimuka Tchyanda (Lunda Sul), Nejas ,Ihalo e Marimba Kayowe (Província do Moxico).
Entretanto, os grupos convidados são nomeadamente Wino Wa Tempo (Município do Moxico), que performará o género Kalofolofo e Nhamusso (Município dos Luchazes), que actuará em estilo Kawali.
O espectáculo de música e dança constitui o momento mais alto do NGEYA – Festival de Música e Dança Regional Leste.
A música do Leste é muito rica e diversificada. Ela inclui vários estilos e ritmos, como Cyanda, Wino wa akishi e Kasekumuna. Esses estilos são caracterizados pelo uso de instrumentos tradicionais como tambores, marimbas, cabaças e chocalhos, e pela expressão de sentimentos, histórias e tradições dos povos.
Já no que refere à dança (apresenta riqueza incomensurável e variedade expressiva) indicam-se, dentre as mais conhecidas: ciyanda, cisela, kalukuta, kandowa, makhopo, maringa, kandjendje, likembe, kanga e kasebu.