Exposição e palestra sobre a história dos povos da Região Leste marcam abertura do “NGEYA”
A primeira edição do Festival “NGEYA”, arrancou hoje 23, na cidade do Luena, com a inauguração de uma exposição de artes e oficinas sobre as regiões do Leste do país, nomeadamente as províncias do Moxico e as Lundas, Norte e Sul, visando conferir maior valorização à preservação da matriz cultural local.
“Sona e seu Povo”, foi tema de palestra proferido pelo historiador José Fernando. O desenho Sona é uma tradição ideográfica conhecida no Leste de Angola, Noroeste da Zâmbia e áreas adjacentes da República Democrática do Congo, sendo praticada principalmente pelos povos Chokwe e Luchazi.
Lunda Norte exorta resgate de kakolondondo
Segundo o Jornal de Angola,para além do ngoma (batuque), os representantes da província da Lunda Norte vão exibem o “kakolondondo” , um instrumento musical tradicional em risco de extinção.
Feito de madeira e uma cabeça, o instrumento utilizado nas músicas clássicas da região, produz o som de uma guitarra e piano.
De acordo com o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, José Pinto, a exibição visa a sua divulgação, preservação e valorização, evitando que o mesmo seja instinto no leque de instrumento.
Acrescentou a existência de três grupos ( Cala Wesseque, Txaco Txa Utxoco e Maringa) que exibem o ritual da mucanda (circuncisão masculina), para além dos akixi (palhaços).