A CIDADE DO DUNDO
Cidade do Dundo é a capital da província de Lunda Norte. Está a aproximadamente 10 km da fronteira com a República Democrática do Congo. A cidade tem uma população aproximada de 180 000 habitantes e é conhecida pela exploração de diamantes. A cidade foi fundada em 1912 pela Companhia de Pesquisas Mineiras de Angola (PEMA) e tornou-se capital provincial em 2000.
A história recente da região começa em 1912, após dois geólogos da empresa Forminière encontraram 7 diamantes no ribeiro Mussalala, afluente do rio Chiumbe; neste mesmo ano foi formada a Companhia de Pesquisas Mineiras de Angola, que instalou um acampamento na região, onde descobriu-se ainda mais diamantes nos vales dos rios Cuango e Luachimo, nas proximidades da fronteira de Angola com a RDC.
Em 1978 Lunda Norte torna-se província e, em 1997, o governo transfere provisoriamente a capital de Lucapa para a cidade de Dundo, facto que é ractificado como definitivo no ano de 2000.
A cidade é subdividida nos distritos urbanos de Dundo-Chitato e na comuna-distrito de Luachimo; é organizada em vários bairros, dentre eles os de Samacaca, Camaquenzo, Centralidade do Dundo, Bairro Norte, Estufa, Bairro Sul, Sachindongo, 4 de Abril, Caxinde, Tuliveno, Taxa Barragem, Nagacumona, Aeroporto, Cacanda, Camatundo e Cassanguidi.
No domínio cultural, a principal atração da cidade é o Museu do Dundo, onde está a célebre máscara Mwana Pwo (Jovem Mulher). Outro ponto de interesse é o Hotel Diamante.
Uma das principais manifestações culturais-religiosas do Dundo são as festividades em honra a Nossa Senhora da Conceição, promovidas pela Diocese de Dundo. A Catedral de Nossa Senhora da Conceição é o mais portentoso edifício da cidade.