A cidade de saurimo
Saurimo é a capital da província de Lunda Sul. Tem uma população estimada em 442.437 habitantes (2014) 1 e uma altitude de 1.081 metros. Foi fundada em 1927 com o nome de Henrique de Carvalho, em homenagem ao explorador português que visitou a região em 1884 e contactou o povo Lunda. Em 1956, recebeu o estatuto de cidade e em 1975 passou a chamar-se Saurimo.
Saurimo tem uma cultura rica e diversa, influenciada pelo povo Tchokwe, que é o maior grupo étnico da província. A cidade tem um jardim cívico, um museu regional, uma catedral católica e uma mesquita islâmica. Algumas personalidades famosas de Saurimo são Yola Araújo, cantora e compositora angolana, Daniel Félix Neto, governador da província desde 2018, e Tonilson B.J. Luis, personalidade da internet, dançarino, ex-modelo e cantor ocasional.
O nome “Saurimo” teria vindo do termo em língua tchókwe, “Sa Urimbo” (ou Sa-ulimbo), um nome composto de um dos chefes nativos da área descoberto por exploradores europeus por volta dos séculos XVIII ou XIX.
O sufixo “Urimbo” designa uma cola pegajosa que aquele líder usava como uma espécie de armadilha para pegar pássaros, que passou a ser conhecido caracteristicamente pelo nome que simbolizava a técnica que usava na actividade que realizava.