A CIDADE DO LUENA
Cidade do Luena é A capital da província de Moxico. Segundo as projeções populacionais de 2018, conta com uma população aproximada de 320 000 habitantes. Foi conhecida como Vila Luso durante o período colonial. É limitada por vários outros municípios e comunas.
Conhecida inicialmente pelo nome de “região Luvale”, o primeiro português que viajou de Benguela para a região de Luena foi José de Assunção e Melo, em missão comercial, em 1794.
Em 25 de fevereiro de 1922, o Moxico-Novo passou a chamar‐se Vila Luso, em virtude da visita do governador colonial José Norton de Matos para supervisionar as obras do Caminho de Ferro de Benguela, que acabava de chegar na localidade.O nome Vila Luso era uma homenagem à cidade de Luso, em Portugal.
Em 1975/1976, como a cidade tinha um nome português que identificava de alguma forma esta região com o país colonizador, o governo angolano decidiu mudar à sua denominação, dando-lhe o nome do rio Luena, que banha a região.
A capital do Moxico é habitada por diversos grupos étnicos, sendo que os mais numerosos são os chócues e ganguelas, além de grupos menores luvales, luenas, ovimbundos, ambundos, luchazes e lundas.