Grupo Sassa Cokwe “aquece” com Tchianda a terceira edição do Festival de Música Regional
A terceira edição do Festival de Música e Dança Regional Leste (Ngeya), que decorreu, este ano nos dias 28 e 29 do mês em curso, no Largo 1º de Maio, na província da Lunda-Sul, voltou a celebrar a rica diversidade cultural dos povos do Leste de Angola, ainda com maior intensidade.
O festival foi “vibrante e culturalmente enriquecedor” com os grupos a darem o melhor para o engrandecimento e a troca de experiências sobre os ritmos da região. As duas noites de espectáculo, na sexta-feira e no sábado, permitiram mostrar mais uma vez a força e o impacto da Tchianda no quotidiano do povo Leste do país.
Crianças, adolescentes, jovens e adultos exibiam, orgulhosamente com ginga e mestria de um género musical que desde Abril do ano em curso, foi elevado à categoria de Património Cultural Imaterial Nacional pelo Ministério da Cultura.
O festival Ngeya, mesmo em noites bastante frias, conseguiu tornar-se numa verdadeira festa, onde os mais variados estilos de dança e músicas tradicionais, representaram a exaltação, euforia e expressão de sentimentos de muita alegia.
Depois dos discursos do governador da província da Lunda- Sul, Daniel Félix Neto, da directora-geral adjunta de Catoca, Engrácia Soito João e do director nacional das Comunidades e Instituições do Poder Tradicional, Albano Cufuna, em representação ao ministro Filipe Zau, deu-se início do espectáculo montado em três blocos, em que subiram ao palco, o bailarino Dino Muya, que fez a abertura e no seguimento os grupos Tchivumaji-Lewa, Tchissemwatcha Luvale- Luau e Sakapenda- Luena, todos da província do Moxico.
Na continuidade exibiram-se os grupos tradicionais Estrelas de Capenda Camulemba, Diximbi e Chokwe Tchiyanda (Lunda-Norte), Ulengo Tchako Tchietu, Ana Aximbi, Mukixi Mwa Pwó, Tchisseke do Muconda e Ulengo wa Tchyako (Lunda-Sul), o convidado especial Ovimdjomba-Uila (Huíla) e fechou o grupo Sassa Cokwe Internacional, homenageado da terceira edição do Festival de Música e Dança Regional Leste. Pelos feitos a organização atribuiu ao emblemático grupo, um valor de sete milhões de kwanzas.
Nesta edição, os prémios de participação dos grupos estão fixados em um milhão de kwanzas cada, para os grupos participantes, e quinhentos mil kwanzas para os grupos convidados.
Fonte: Jornal de Angola