Baló januário participa do NGEYA

 Baló januário participa do NGEYA

Na primeira edição do festival a organização pretende estabelecer a componente de diálogos interculturais com outras regiões, contando, para o efeito, como convidado da região Kimbundu o músico Baló Januário.

Autor de vários sucessos no estilo de música tradicional, Baló Januário tem privilegiado o mercado nacional com temas sociais sobre o quotidiano, com base em trabalhos de investigação realizados em zonas rurais, particularmente, como a região da Quiçama, em Luanda. O cantor já mereceu várias distinções ao longo de mais de duas décadas de carreira musical. É autor dos álbuns “Macandumba”, lançado em 2003, “Ubeca Uami”, em 2011, e “Boca na Botija”, em 2014.


A componente de internacionalizaçao geogrática do NGEYA – Festival de Música e Dança Regional Leste compreende, sobretudo, os países fronteiríços no Leste de Angola, que compartilham uma fronteira terrestre com Angola na direcção leste.

Pretende-se com a 1ª Edição do NGEYA – Festival de Música e Dança Regional Leste, construir um legado de a valorização da culura local, resgatar práticas e elementos culturais fundamentais, garantir diálogo intergeracional, capacitar jovens no domínio de instrumentos musicais em eminente perda, homenagear cultores de instrumentos tradicionais, preservar, de forma sustentável, as manifestações culturais da região Leste e alargar o conceito do festival para promover interacções entre regiões.