Informações Gerais
O Festival de Música e Dança Regional Leste (NGEYA), acontecerá nos dias 28 e 29 do corrente mês, no Largo 1º de Maio, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul.
Além do diálogo cultural com o grupo Vindjomba, da Huíla, a província da Lunda Norte será representada pelos grupos ‘Tchokwe fucauma’/Cambulo, ‘Diximbi’ e ‘Estrela do Capenda Camulemba’; a Lunda Sul será representada pelos grupos ‘Ana Chimbi’, ‘Ulengo Tchako Tchetu’ e ‘Cultural Tchisseke’ e será adicionado mais dois grupos convidados que são ‘Mukixi Mwana Pwó’ e ‘Ulengo wa Tchako’. A província do Moxico terá representação dos grupos “Sakapenda”, “Tchivumaji do Luacano” e “Tchissemwa tcha Luvale”.
Sendo uma amostra cultural e não propriamente um concurso, o Festival NGEYA 2024 não conta com grupos vencedores, mas os participantes recebem um prémio de participação.
Nesta edição de 2024, os prémios de participação dos grupos estão fixados em Akz. 1.000.000,00 (Um Milhão de Kwanzas cada) para os grupos participantes e Akz. 500.000,00 (Quinhentos Mil Kwanzas) para os grupos convidados.
“NGEYA” é uma expressão usada nas danças e músicas tradicionais que significa exaltação, euforia e expressão de sentimentos da alma que os antepassados usavam para engrandecer o acto e alegrar-se pelo bem-fazer da pessoa que dançava.
O lema é “Unindo Culturas, Construindo Legados”.
A Sociedade Mineira de Catoca é a principal promotora do Festival de Música e Dança Regional Leste (NGEYA), desde o dia 25 de Junho de 2022, altura em que se realizou, na cidade do Dundo, a edição 0 (zero). Em 2023, a primeira edição do Festival de Música e Dança Regional Leste foi realizada na cidade do Luena, Moxico.
O Coordenador Geral do Festival NGEYA é o engenheiro Pedro Capumba, assessor de Comunicação Institucional da Sociedade Mineira de Catoca.
O Director Artístico do Festival NGEYA é o músico, compositor e produtor musical angolano Gabriel Tchiema.